Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00

Loja Virtual: (31) 99848-0201

Loja Física (Matriz BH): (31) 99667-5602

Revendedores: (31) 99571-7627

Geral: (31)   3486-2765

Mais Imagens

Óleo Essencial de Gatária "Erva dos Gatos" (catnip) 10% (diluído) 10,1ml

Seja o primeiro a avaliar este produto

Validade: 09/20

Disponibilidade: Esgotei!

R$47,00

Detalhes

A gatária (Nepeta cataria), mais conhecida como a erva-do-gato é uma planta perene da família Lamiaceae. 

Originária da Ásia Menor e do Sudeste da Europa, atualmente encontra-se distribuída em todo o mundo. Sem dúvidas, uma de suas maiores particularidades é o efeito único que provoca sobre os gatos, que são fortemente atraídos por seu aroma e costumam rolar e mastigar as folhas da planta. 

Além dos efeitos sobre os felinos, a gatária é amplamente utilizada como planta medicinal, sendo reconhecida por atuar como antipirética, antiespasmódica, e no tratamento de enxaquecas e distúrbios nervosos. 
Seu óleo essencial é obtido através da destilação da erva e carrega o aroma herbáceo e pungente da planta fresca. 

Um estudo realizado em 2017, revelou que a nepetalactona, componente majoritário do óleo essencial de gatária, confere a este óleo grande potencial para repelir insetos, dentre eles o Aedes aegypti e Anopheles, transmissor da malária. O óleo atua diretamente sobre os palpos das fêmeas. Estas são peças bucais responsáveis pelas funções sensoriais, que quando bloqueados suprimem suas atividades e consequentemente impedem que o mosquito provoque picadas. 

Aplicado em loções contendo 5% de óleo essencial, diluídos em óleo vegetal de amêndoas e associados a citronela, o estudo abrangeu 12 famílias, contendo voluntários de todas as idades, dentre eles gestantes e crianças menores de cinco anos. Os resultados apresentados revelaram diminuição no número de picadas por mosquitos nos participantes, demonstrando a atuação repelente do óleo essencial. 

Em estudos anteriores, repeliu Aedes aegypti, Anopheles quadrimaculatus e Anopheles albimanus por 426 min, 96 min e 87 min, respectivamente. O tempo de proteção foi significativamente maior do que DEET, um dos repelentes mais utilizados atualmente, que costuma apresentar eficácia por cerca de 8h30. 

Destaca-se também por suas qualidades antimicrobianas e antifúngicas, apresentando eficácia no combate de bactérias Gram-positivas e Helicobacter pylori, espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago. Desta forma, pode ser útil para o tratamento de disfunções estomacais causadas por fungos e bactérias. 

No campo emocional atua combatendo estresse e exaustão nervosa, possuindo efeitos sedativos. 

COMPOSIÇÃO CROMATOGRÁFICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE GATÁRIA LASZLO 
Constituinte ID %
1 β-pineno 0.6
2 piperitona 0.2
3 nepetalactona 77.6
4 dihidronepetalactona 7.6
5 β-cariofileno 3.2
6 α-humuleno 1.7
7 farneseno 1.1
8 óxido cariofileno 0.6

Informação Adicional

Volume 10mL

Comentários

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.